segunda-feira, 18 de abril de 2011

Braga - Fatima (pelos caminhos de Santiago)

Segunda, 18 de Abril 2011

Prjmeira etapa concluída: 130km. Braga - S. Joao da Madeira

Saída as 7h em ponto. A bicicleta parecia que Pesava 50kg! Depois de fazer a primeira subida, já estava cansado como se tivesse feito ate ao Sameiro...




Mas depois de um cafezito tudo ficou normal. Seguimos em direcção a Sequeira rumo a Pedra Furada. Tudo corria bem para o meu lado. Os meus alforges estavam a portar-se lindamente (tenho de agradecer o contributo do Sr. Marques) no entanto o Gomes, com as teorias dos elásticos, começou a deixar de funcionar - vá lá que deu a mão à palmatória relativamente ao modo como os meus estavam fixados. Felizmente que pelo caminho lá encontramos uma serralharia de alumínio para pedir uma barra para ajudar a segurar nos alforges e impedir que tocassem na roda.


Depois deste pequeno percalso característico do inicio de percurso lá seguimos ate Pedra Furada. Algumas subidas acentuadas e descidas mas nada de anormal. Chegamos ao primeiro destino sem grandes problemas graças ao apoio do GPS.






A partir daqui seguimos as setas azuis em direcção a Fatima. Ao contrário do que diz o percurso está muito bem sinalizado. Sempre a seguir as setinhas azuis. No entanto por tanto seguir as setas azuis tivemos o primeiro contratempo: o primeiro engano. Algum iluminado resolveu marcar um passeio com setas... Azuis!!!


E com isto fomos em direcção a Famalicao. Até que reparamos que as setas amarelas (que deviam aparecer em sentido contrário mas difíceis de verpor se encontrarem nas costas da área de visibilidade) deixaram de se ver. Toca a observar no GPS (que não pode ir sempre ligado pois caso contrário não durava o percurso todo) e confirmar que estávamos bastante ao lado do previsto.



Seguimos em direcção ao Porto por caminhos diferentes dos de Santiago ate ao Porto. Como não tínhamos setas para orientar seguimos pelo Castelo do Queijo através da marginal e Ponte D. Luis. Aí voltaram a aparecer as respectivas setas indicadoras.






A partir daqui começaram a aparecer as primeiras subidas mais acentuadas. Sempre a seguir as setas que agora apareciam desfazadas das amarelas. Dejá vu? Não! Depois de consultar o GPS parecia que estávamos a seguir pelos caminho correcto.


Seguimos num zig-zag atravessando a N1 e a autoestrada mas raramente a pedalar pela nacional 1. Deu para constatar que o caminho de Santiago a partir do Porto estava mal sinalizado. Felizmente que o caminho para Fatima esta todo ele muito bem sinalizado.

Depois de muitas paragens para comer, beber e descansar - almoçamos na Maia no Mac... Chegamos a S. Joao da Madeira perto das oito da noite onde pernoitamos no Quartel dos Bombeiros.


Agora vou dormir...

1 comentário:

  1. A pedalar e a comer no Mcdonalds? :p

    Ainda estou à espera do segundo dia de viagem...

    ResponderEliminar