terça-feira, 19 de abril de 2011

Braga - Fatima (pelos caminhos de Santiago) - etapa II

Terça, 19 de Abril

S. João da Madeira - Coimbra
99,188Km

Segunda etapa



Depois de uma noite dormida no polivalente dos bombeiros de S. Joao da Madeira que foi relativamente bem dormida, acordamos as 6.30h e preparamos para mais uma etapa. Depois de arrumar tudo nos alforges - parece que pesam cada vez mais!! - partimos por volta das 8.00.

O céu estava escuro e o meu maior receio do dia estava parecia ameaçar aparecer: a chuva. De inicio parecia o suar do céu, mas quem esta a sair do quentinho não sabe muito bem. Mas enfim, são circunstâncias da vida!!




Lá fomos com períodos intermitentes de chuva e de algum sol num tira e põe impermeavel em direcção a Águeda onde almoçamos, imagine-se, numa esplanada!! Quase a chover, mas numa esplanada. Pedimos ao dono para abrir a esplanada de propósito para almoçarmos pois não podíamos deixar as bikes sozinhas na rua! Ate com chuva fomos brindados durante o almoço mas como tinha um pequeno coberto não incomodou. A funcionária, 5 estrelas, foi super atenciosa connosco.




Durante a tarde seguimos em direcção a Coimbra. Mas nesta etapa, embora custosa por estar a chover, teve o importante contributo do GPS. Esse hoje, valeu todos os euros que custou!!! Foi possível em alguns locais de menor sinalização conseguir seguir o trilho correcto. Noutras alturas foi determinante para voltar ao trilho quando nos perdíamos.

Chegamos a Coimbra relativamente cedo, 18h. O problema foi chegar à pousada de Juventude que fica no cimo da cidade. Depois de 100km o que menos se quer fazer é subidas!!! Principalmente quando já se esta bastante desgastado.


O caminho de hoje tinha muitos bons trilhos sempre em paralelo com a EN que tínhamos por vezes de cruzar mas sem grandes quilómetros percorridos na nacional. Atravessamos campos com erva que ajudava a molhar, trilhos cheios de lama que aumentavam em muito a dificuldade e estradas secundarias bastante boas. Ah, não me podia esquecer dos empedrados que ainda mais dificultaram a postura em cima da bike.

Hoje ao contrário de ontem só passamos por um peregrino que seguia sozinho em direcção a Santiago. Ontem ainda nos cruzamos com muitos peregrinos que seguiam em direcção a Santiago.

Amanha será certamente a ultima etapa. Espero que não chova!!! Pois 106km debaixo de agua é como fazer 150km sempre a subir. A dificuldade sobe muito.

Logo veremos. Agora vou dormir!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário